Gostaria de comentar um pouco sobre a essência desse livro que foi escrito por diversos autores em um período de tempo tão grande, milhares de anos.
São culturas diferentes, níveis de conhecimento diferentes entre os autores, mas o conteúdo do livro é um só, com total coesão, sem contradições.
Deus usou os homens para escrever sua mensagem para todos. Mensagem que é acessível para qualquer pessoa, não importa quem seja ou o que já tenha feito nessa vida.
Basicamente, Deus criou o homem para ter um relacionamento com ele. Para ter comunhão com ele. E era assim, até o homem se rebelar e permitir que o pecado entrasse no mundo.
Hoje, nascemos separados de Deus. Não temos comunhão com Deus. A bíblia diz que "(...) o mundo todo está sob o poder do Maligno" . (1 Jo 5:19)
E as consequências disso são que o homem tende ao mal, à violência, à promiscuidade, à mentira e a tudo aquilo que não faz parte da natureza de Deus. Nem precisa ver os noticiários pra você entender que isso é verdade.
O homem rejeitou Deus e escreveria sua própria morte e derrota, se Deus já não soubesse disso e tivesse desde a eternidade criado um plano de redenção.
O plano foi enviar seu único filho, em forma de homem, para que ele tivesse uma vida sem pecado e, mesmo assim, fosse condenado pelos homens a todo o tipo de sofrimento e à morte.
O sangue inocente derramado seria o sacrifício final para a redenção de todo aquele que crer nesse plano. Falarei mais sobre sangue e sacrifício em outro post. Mas com a morte de Jesus, Deus pode ressuscitá-lo e mostrar que ele venceu a morte e venceu o mundo.
Se você crer nessa mensagem de Deus, você passa a ser considerado filho de Deus (ver 1 Jo 3:10) e será salvo.
Mas, a partir do momento que você crê, você deve tornar isso público e realmente agir conforme essa fé. Se você diz crer, mas tem vergonha de dizer, ou diz que acredita, mas não pratica as verdades aprendidas, não espere por nenhuma recompensa eterna. (ver Mt 10:32-33).
Então vemos muita gente hoje em dia que diz acreditar em Deus, mas a vida delas mostra um comportamento totalmente anti bíblico. Essas pessoas fazem coisas que Deus não convive, coisas que retiram Deus de suas vidas. E mesmo dizendo acreditar em Deus, não tem Deus perto delas e Deus não as ouve (ver Is 59:2)
Falarei mais detalhes em outros posts, quero inicialmente fazer uma abordagem mais ampla dos assuntos e de como é importante praticar a palavra completa, não apenas parte dela.
Finalizo com alguns versículos (links mostrarão outras versões também):
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt 7:24-27)
Por que vocês me chamam: "Senhor, Senhor" e não fazem o que digo? (Lc 6:46)
Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. (Tg 1:22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário